Dicas Para Sua Entrevista de Emprego

A entrevista de emprego é a fase mais decisiva dentro de um processo seletivo e alguns jovens que buscam sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, temem que não irão se sair bem nas entrevistas por não terem experiências anteriores de trabalho.Não se preocupe com isso, é importante lembrar que, se a vaga é para jovem aprendiz, já está subentendido que os candidatos estão iniciando suas vidas profissionais.

 

• Pesquise sobre a empresa:

Pesquise o que a empresa faz, qual o segmento de atuação, busque conhecer os princípios básicos como missão e valores da empresa. É importante estar alinhado com as ideias da empresa e pelo menos compreender o que ela faz, quais serviços presta e/ou o que produz. Imagine que você está na entrevista e a pessoa lhe pergunta “por que você gostaria de trabalhar aqui?” 

e você nem sabe o que a empresa faz, como vai responder? 

Essa é uma pergunta muito comum em entrevistas, esteja preparado.

• Saiba falar de si mesmo:

Você deve saber falar de si mesmo, por isso pense sobre isso, identifique seus pontos fortes e fracos, seus objetivos e suas expectativas com relação a carreira profissional e a empresa, para saber falar sobre isso com mais tranquilidade durante a entrevista.

Mesmo em entrevistas para a aprendizagem, é importante que você saiba seus objetivos pessoais e profissionais e que a oportunidade a qual você está sendo entrevistado, tenha sentido dentro dos seus sonhos.

Caso sua carreira profissional ainda não esteja bem definida para você, não tem problema, a oportunidade de aprendiz irá auxiliar nesse processo de descoberta, mas utilize isso como uma vantagem na hora de falar, mostre que está disposto a aprender e se dedicar à oportunidade, esperando poder se encontrar dentro de alguma das profissões que você irá conhecer na empresa.

Use suas experiências pessoais em que foi desafiado para exemplificar suas características, já que não tem experiência profissional, ressalte seus cursos, trabalhos voluntários, experiências informais.

Mas tenha cuidado, evite falar demais e atenha-se a responder somente o que foi perguntado.

• Não minta na entrevista:

É importante ser transparente com o recrutador, normalmente ele é um profissional capacitado e com experiência, e por isso, percebe fácil as mentiras.

Então, não fale características sobre si que não são verdade.

E, ainda que o entrevistador não perceba a mentira e você seja contratado, vai se prejudicar muito com a mentira, pois é muito difícil esconder como somos no dia a dia.

Caso você tenha experiências anteriores, seja sincero ao falar os motivos pelo qual saiu, mas lembre-se de não falar mal de seus antigos chefes e da empresa que trabalhou.

Se já estiver trabalhando e buscando uma oportunidade melhor, seja honesto sobre isso também.

Enfim, seja você mesmo!

• Tire suas dúvidas:

Você pode tirar dúvidas sobre a vaga,perguntando coisas que você não saiba ainda,dessa forma você vai demonstrar seu interesse e também, entender melhor quais as atribuições do cargo e as responsabilidades que serão exigidas.Fique atento a dica

nº 1, pesquise sobre a empresa antes e evite perguntas que você facilmente encontra em uma pesquisa pela internet.

• Pontualidade:

Tente se organizar antecipadamente, estude a rota do ônibus, se informe sobre o horário que deve sair de casa, prepare-se para sair antes se a entrevista for em horário de mais trânsito, considere todas as possibilidades para que chegue no horário marcado.

Ao chegar atrasado você pode demonstrar irresponsabilidade ou até desinteresse.

Agora você já sabe que é importante não se atrasar, mas você sabia que chegar muito cedo também pode passar uma imagem negativa para empresa?

Chegar muito cedo pode demonstrar que você não checou essas informações com antecedência da mesma forma que se chegar atrasado, além disso, pode passar a impressão de ansiedade excessiva, e também, pode acabar atrapalhando a rotina da empresa e do entrevistador, que havia se programado para lhe receber depois.

Então cuide para chegar no horário, sem atrasos ou com até 15 min de antecedência.

• Cuide da sua apresentação pessoal:

A forma que você irá se apresentar na entrevista para empresa é sempre muito importante.

O que você vai escolher vestir vai depender muito da sua pesquisa sobre o ramo de negócios que a empresa atua e sobre a vaga.

Por exemplo, se você for atuar na área comercial ou produção,dependendo a empresa, pode se vestir de maneira mais simples, como uma camiseta lisa e calça jeans.

Porém, se for em uma empresa multinacional, na área administrativa, pode usar algo mais formal: uma camisa ou uma blusa mais profissional e uma calça lisa.

Percebe como isso vai variar dependendo da empresa e da vaga?

É importante avaliar esses dois aspectos na hora de escolher o que vai vestir, lembre-se que o que cai bem em uma entrevista em determinada empresa, pode não cair bem em outra.

Agora, algo é certo, escolha peças que não desviem a atenção do entrevistador de você para o que está vestindo, então evite roupas com cores fortes, estampas muito marcantes, acessórios extravagantes ou roupas muito informais (como shorts, roupas esportivas, calças rasgadas e etc).

É muito importante cuidar da sua higiene pessoal para esse dia também.

Observe se para a vaga é importante ter a barba aparada ou as unhas cortadas e já se apresente conforme essas exigências.

Claro que apesar dessas dicas, é muito importante que você possa se sentir bem, confortável com o que está vestindo e com roupas que representem quem você é porque assim, você se sentirá mais seguro e isso passa para quem está te entrevistando.

• Cuide dos detalhes:

Desde o momento que você entra na empresa, você pode estar sendo avaliado, seja simpático e educado com quem lhe atender, se for aguardar a entrevista, cuide como irá se portar e o que irá fazer enquanto aguarda e lembre-se, durante a entrevista mesmo estando nervoso, é fundamental passar calma e segurança e se você se preparar vai conseguir isso.

Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme (não muito apertado), mantenha contato visual com a pessoa que está lhe
entrevistando, não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou, se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.

Tente se manter calmo e seguro em suas respostas e tenha em mente
que esse é um momento que todos podem sentir nervosismo, o importante é como você vai lidar com isso, não deixando isso tomar conta da entrevista.

Se você achar que pode ajudar, faça uma simulação da entrevista em casa e grave você mesmo respondendo algumas perguntas que você acha que podem ser feitas, depois assista e veja como pode melhorar, lembre-se que na hora da entrevista é importante não
“seguir um roteiro” do que quer falar, mas estar preparado para responder as perguntas que podem surgir.

Algumas perguntas comuns em uma entrevista de emprego:

Quais os seus principais defeitos?
Me fale um pouco sobre você:
Com quem você mora?
Está namorando ou é casado?
O que te levou a se candidatar para essa vaga?
Por que você quer trabalhar nessa empresa?
Por que você acha que deve ser escolhido para essa vaga?
O que esta oportunidade significa para você?
Como você se vê daqui a cinco anos?
Você se sente melhor trabalhando sozinho ou em equipe?
Quais são seus pontos fortes e fracos?
Como os outros o descrevem?
O que você faz no seu tempo livre?

Veja Mais Dicas Para a Realização de Uma Entrevista de Emprego: https://www.gupy.io/blog/entrevista-de-emprego

plugins premium WordPress
Rolar para cima