O Valor das Diferenças

Em meados da década de 1990, em uma aula do Curso de Especialização na área de Treinamento Esportivo um professor lançou a seguinte pergunta para a turma: “Um atleta de basquete é alto porque treina basquete ou treina basquete porque é alto?”
A turma toda começou a refletir e dar respostas diferentes uma das outras….

Alguns responderam que a pratica do esporte ajudou no desenvolvimento do crescimento, outros responderam que estava praticando basquete porque por ser alto tinha maior facilidade, alguns responderam que poderia ser as duas opções, e alguém comentou que poderiam ter outras hipóteses para analisar…

O professor logo questionou esse comentário…
Quais, por exemplo?

E a estudante logo respondeu…

Um atleta de basquete teria mais facilidade para se destacar em uma equipe de basquete se fosse menor que a maioria, porque quanto menor a altura maior facilidade de desenvolver agilidade, ou estaria nessa equipe para desenvolver a agilidade de seus colegas e assim, seria mais fácil driblar os adversários pois teriam que se abaixar mais que o normal para tirarem a bola desse atleta mais baixo, melhorando assim a agilidade da equipe.

Em seguida desse comentário, o professor apresentou uma nova pergunta…

Existe alguma habilidade que um ser humano não possa desenvolver para superar as suas aparentes limitações, por meio de treinamento, foco e disciplina?

O que você responderia se estivesse nessa turma?

A discussão sobre o “Valor das Diferenças” transcende o âmbito esportivo, permeando também o mundo corporativo. A diversidade não apenas enriquece as equipes, mas também impulsiona a inovação e a criatividade. Ao reconhecer e valorizar as habilidades únicas de cada indivíduo, as organizações promovem um ambiente inclusivo e estimulante. 

Investir em diversidade e inclusão não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente para o sucesso empresarial no mundo contemporâneo, onde a heterogeneidade de pensamentos e experiências é cada vez mais valorizada e reconhecida como uma vantagem competitiva.

Além disso, o respeito e a valorização das diferenças dentro das empresas contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo. Ao reconhecer e celebrar a diversidade, as organizações cultivam uma cultura de respeito mútuo e tolerância, essenciais para promover a igualdade de oportunidades e o bem-estar de todos os colaboradores. 

Dessa forma, ao abraçar a diversidade como um valor corporativo, as empresas não apenas fortalecem suas equipes, mas também se posicionam como agentes de transformação social, incentivando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Investir em diversidade e inclusão não é apenas uma escolha ética, mas uma estratégia inteligente para o sucesso empresarial. Ao reconhecer e valorizar as habilidades únicas de cada indivíduo, as organizações promovem um ambiente inclusivo e estimulante, impulsionando a colaboração e a produtividade. Além disso, a diversidade de perspectivas e experiências facilita a tomada de decisões mais abrangentes e eficazes, refletindo diretamente nos resultados financeiros e na reputação da empresa.

Ao adotar a diversidade como um valor corporativo, as empresas não apenas fortalecem suas equipes internas, mas também ampliam seu alcance no mercado global.

Clientes e parceiros comerciais valorizam cada vez mais empresas que demonstram um compromisso genuíno com a diversidade e a inclusão.

Dessa forma, ao abraçar a diversidade em todas as suas formas, as organizações não apenas se tornam mais resilientes e inovadoras, mas também se posicionam como líderes na construção de um mundo mais justo e equitativo.

Se deseja saber mais sobre o valor da diversidade no mundo corporativo acessa nossa página que aborda Diversidade e Inclusão clicando no link: Diversidade e Inclusão

Se possui ainda mais dúvidas acesse o artigo A diversidade como valor corporativo clicando no link: A diversidade como valor corporativo

Por
Rejane Bressan
Mestre em Tecnologia
Especialista em EaD

@rejanebressan_ #diversidade #inclusão #ovalordasdiferenças #diversidadeeinclusão #artigo #MétodoCidadeJúnior #habilidades #equipe #juntossomosmais

plugins premium WordPress
Rolar para cima